quarta-feira, 30 de maio de 2012

PROJOVEM vai até 15 de junho


A secretaria municipal de Educação informa que as matrículas para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens 2012 (PROJOVEM URBANO) estão abertas até o dia 15 de junho. O programa tem como objetivo elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos que saibam ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental. Para fazer a matrícula, o interessado precisa ir até uma das 11 escolas que oferecem o Programa e apresentar o CPF, a Carteira de Identidade e um comprovante de residência. Quem já estudou deve apresentar também o seu Histórico Escolar.
 
Os alunos do PROJOVEM URBANO terão direito aos mesmos benefícios dos outros alunos da Rede Municipal como: material escolar, livros, uniformes e uma refeição completa diariamente. Os alunos que utilizarem o transporte coletivo para dirigir-se à escola receberão o “Riocard”, sistema eletrônico de passe livre para os estudantes. Além disso, os estudantes também poderão fazer uso de todos os espaços da escola como laboratório de informática, sala de leitura, entre outros.
 
O curso, com duração de 18 meses ininterruptos, oferece a conclusão do Ensino Fundamental, qualificação profissional inicial em Administração, Turismo e Hospitalidade ou Construção e Reparos, além de atividades de participação cidadã. As aulas do PROJOVEM URBANO terão início no dia sete de maio e serão realizadas de segunda à sexta-feira, das 18 às 22h. Os estudantes que garantirem boa freqüência e realizarem as atividades propostas pelo curso receberão uma ajuda de custo de R$ 100.
 
A qualificação profissional será oferecida através de três arcos ocupacionais: Administração (arquivador, almoxarife, contínuo Office-boy/Office-girl, auxiliar administrativo); Construção e Reparos I (ladrilheiro, gesseiro, pintor, reparador-revestimento); e Turismo e Hospitalidade (organizador de eventos, cumim, recepcionista de hotéis, monitor de turismo local).
 
Os alunos aprovados ao término do curso receberão um certificado de Conclusão do Ensino Fundamental, com a indicação da Qualificação Profissional Inicial oferecida na escola onde estudou. Além disso, os estudantes serão orientados para realizar suas matrículas nas escolas de Ensino Médio do Estado. Eles também poderão optar participar da seleção de ingresso no Ensino Médio articulado com a formação profissional (PROEJA) que é oferecido no Colégio Pedro II e no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).
 

Fonte SME