terça-feira, 4 de outubro de 2011

Enem não serve para comparar escolas


A qualidade do ensino das escolas públicas e privadas não deve ser comparada a partir dos dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), afirmou nesta terça-feira, 4, o ministro da Educação, Fernando Haddad. Ele debateu o tema em audiência pública realizada na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.

Segundo o Ministro Fernando Haddad, a utilização dos resultados do Enem deve ser feita com cautela, diante do caráter voluntário do exame. Ele lembrou que, em algumas escolas, o número de estudantes que participam do exame é demasiadamente pequeno, o que torna a nota média pouco representativa do conjunto de estudantes da escola. Hoje, a taxa de participação mínima para que os dados da escola sejam divulgados é dois por cento, considerada baixa pelo ministro.

Durante a audiência, Haddad destacou os avanços do Brasil em avaliações nacionais e internacionais, que apontam para a melhoria da qualidade do ensino no país. O ensino médio, entretanto, apresenta evolução mais tímida que o ensino fundamental.

Entre 2002 e 2010, o número de jovens de 19 anos que concluiu o ensino médio passou de 33% para 50%, uma significativa melhoria no fluxo, porém não foi constatado o mesmo impacto na qualidade do ensino.

Fernando Haddad defendeu o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que espera votação no Senado Federal, como instrumento para melhoria da qualidade de ensino. “O ensino médio de tempo integral por meio do Pronatec é essencial para que o ensino médio avance no país”, disse Haddad. 

Especial de uma hora sobre alfabetização


Nesta quarta (dia 5), o Educação em Rede dá destaque às professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Ensino do Rio. Carla Ramos entrevista as educadoras da Secretaria Municipal de Educação, Valéria Querido e Ana Cristian, que falam sobre a importância da alfabetização nas escolas municipais, e destacam 11 professoras cujos trabalhos deram bons resultados na avaliação AlfabetizaRio. A prova foi aplicada pela primeira vez no município em novembro de 2010 para cerca de 53 mil alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Educação em Rede da MultiRio vai ao ar nesta quarta-feira (5), às 8h e às 13h, no canal 14 da NET, com reprise na quinta-feira (6), às 11h, no mesmo canal.