quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Aberta inscrição para a Mostra de Cinema Independente


Os filmes serão exibidos durante a 2°Conferência do Desenvolvimento (Code), em Brasília. A primeira edição da Code, em 2010, reuniu 8 mil pessoas

A Mostra de Cinema Independente é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para dar voz e visão à produção independente nacional de filmes. Serão selecionados 30 filmes entre curtas (com duração de cinco minutos a 20 minutos) e longas metragens (a partir de 70 minutos), em qualquer gênero (ficção, animação, documentário, experimental), com finalização digital.
O requisito obrigatório das obras audiovisuais é a realização com produção independente, sem a obtenção de incentivos públicos. Os filmes serão exibidos em uma sala de projeção (casulo) durante a 2° Conferência do Desenvolvimento, nos dias 23 a 25 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas entre 24 de outubro e 11 de novembro de 2011, considerando a data da postagem. Confira oregulamento com as disposições gerais e critérios de seleção e acesse a ficha de inscrição.
A Mostra tem caráter apenas exibidor, com objetivos culturais de divulgação da produção audiovisual independente, sem premiação e vínculo comercial. Ao final, haverá uma mesa de debate sobre as leis de incentivo ao audiovisual e sobre a participação de conteúdo independente nas janelas televisivas.
A Mostra tem, ainda, os objetivos da própria Conferência, que pretende criar um espaço nacional de debates sobre o desenvolvimento do Brasil, de forma aberta a estudantes, profissionais, agentes públicos, estudiosos, pesquisadores, especialistas, professores, legisladores, entre outros.
O acontecimento faz parte da 1° Série de Mostras de Cinema da Conferência do Desenvolvimento, que apresentará também outras exibições: "Festival do Minuto", "Banco do Nordeste de curtas-metragens", "Outros Fazedores de Cinema" e "Cineclubes Brasileiros".
Mais informações: mostracode@ipea.gov.br
Fonte: IPEA

ProUni anuncia concorrência para novas adesões

Candidatos de baixa renda serão beneficiados
As instituições de educação superior interessadas em participar do próximo processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni), referente ao primeiro semestre de 2012, têm até 2 de dezembro para emitir o termo de adesão. No caso, aquelas que  já participam do programa, deve ser emitido o termo aditivo, no mesmo prazo.

O ProUni (criado em 2005) já concedeu 919 mil bolsas de estudos integrais e parciais. O programa oferece a estudantes de baixa renda cursos de graduação em instituições particulares de ensino superior. Podem concorrer às bolsas pessoas que tenham concluído o ensino médio, feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido, no mínimo, média de 400 pontos, além de nota, mesmo que mínima, na redação.

Para concorrer à bolsa integral, o candidato precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio; para bolsa parcial (50% da mensalidade), de até três salários mínimos. Além de ter feito o Enem, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, ter estudado na condição de bolsista integral. Não precisam comprovar renda comprovar renda os professores das redes públicas estaduais e municipais, em efetivo exercício do magistério, que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, de pedagogia ou normal superior.

A emissão dos termos de adesão pelas instituições de ensino deve ser feita no Sistema Informatizado do ProUni (Sisprouni). A Portaria Normativa nº 22, que define as regras para adesão ao programa, foi publicada na terça-feira (dia 8), no Diário Oficial da União.

Fonte: Sesu