sábado, 12 de novembro de 2011

Terceiro Setor -- Voluntariado


Gestão do trabalho voluntário em organizações sem fins lucrativos -- Um olhar sobre a obra da consultora Ana Maria Domeneghetti

                                                  -- Bruno Lopes  é gestor do Instituto Monitor

É notória a relevância que o terceiro setor vem ganhando na sociedade contemporânea. São muitos os assuntos e eventos  que pairam sobre esse tema, principalmente  com  a proximação da Conferência  Internacional do  Voluntariado --  marco da Década do Voluntariado (2001-2011) instituído pela Onu -, que acontecerá  em  dezembro em São Paulo , e que irá reunir  mais de 60 CVs de todo país,  resultando ,assim, numa verdadeira troca de experiências  e de um novo futuro para os voluntariados . Dentro deste contexto, aproveito a referência  para  falar do presente livro  da consultora do Terceiro Setor, Ana Maria Domeneghetti ,  que vem esclarecer e definir alguns conceitos importantes para o entendimento deste novo setor hoje. Nesse sentido, a primeira parte da obra de Ana Maria Domeneghetti, apresenta os conceitos e definições do terceiro setor, explicitando de forma didática a importância do mesmo para a sociedade. Além disso, apresenta  os  aspectos jurídicos que norteiam  este setor, mostrando, desta forma, as diferenciações entre associações e fundações. Partindo de arcabouços legais,  a autora explica as relações de trabalho dentro de uma ONG (Organizações não governamentais sem fins lucrativos), chamando a atenção quanto ao quadro de pessoas que compõem a equipe de trabalho, destacando os voluntários, haja vista que este tipo de pessoa só pode ser encontrado dentro do terceiro setor, e é  de suma importância para o seu funcionamento.
Ana Domeneghetti  faz questão de pontuar os sentimentos e razões que movem o ser humano e leva-o para o trabalho voluntário. Foi mostrado que o amor é  mola propulsora do trabalho social e as religiões contribuem de forma significativa para que isso ocorra, transformando o bom sentimento em caridade. Ainda analisando o trabalho voluntário, a autora apresenta um estudo onde mostra que os voluntários são diferentes, ou seja, dependendo de sua etnia, cultura e forma de viver,  suas ações voluntárias seguem um ou outro caminho. Um exemplo disso está no voluntário brasileiro, que se movimenta muito mais pelo paternalismo e está, na maior parte das vezes, ligado à caridade. Em contrapartida, os norte-americanos praticam trabalhos voluntários muito mais pelo amor à pátria e ao nacionalismo. Independentemente do motivo que leva uma pessoa a tornar-se voluntário, o fato é que este tipo de trabalho conduz  à  longevidade. Além disso, foram apresentadas, as ações vencedoras do voluntariado e alguns conceitos importantes para a compreensão desta atividade.
Neste cenário, a autora mostra formas de gerir com excelência,  os voluntários dentro de uma organização, ou seja, mesmo sendo um trabalho que não possui fins materiais, o trabalho voluntário deve se profissionalizar, assim como todo o terceiro setor. Deve-se criar um departamento específico do voluntariado, com filosofia, missão e objetivo claro e alcançável. Seguindo essa linha, foi apresentada a definição de gestão e estratégias para a implantação do departamento de voluntários, reforçando a importância do planejamento em todas as etapas do processo. Para  a consultora Ana Maria Domeneghetti, esse processo possui duas partes principais: o âmbito filosófico estratégico e âmbito tático operacional. O primeiro está mais voltado para o planejamento do departamento e o segundo relaciona  a questões praticas e ações concretas. A autora apresenta também algumas sugestões de captação de recursos, ferramentas de marketing, códigos internos de premiação, entre outros aspectos que podem
ser utilizados para tornar a organização mais profissional. Face ao exposto, a autora finaliza sua obra informando que atualmente o grande desafio das organizações é manter os voluntários, ou seja, motivá-los a continuarem atuando nas ações sociais. Uma forma de superar esse desafio é estruturar a organização de modo eficiente e profissional.  
* Ana Maria Domeneghetti é consultora do Terceiro Setor, professora do curso de Administração de empresas da Puc - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora do curso de pós-graduação lato sensu em Terceiro Setor e autora do livro Voluntariado: gestão do trabalho voluntário em organizações sem fins lucrativos. 
*Nota. Conferência Internacional de Voluntariado - a Década do voluntariado. O evento espera contar com  a presença de mais de 60 CV’s, e como parte de seu público, as  empresas, governos, ONGs e voluntários, espalhados pelo país.  Os  temas abrangem todas as perspectivas do voluntariado, e facilitarão a  troca de experiências ,  conhecimentos e definições de novos arranjos para o voluntariado. O evento ocorrerá em São Paulo, entre 15 e 17 de dezembro  de 2011.