segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Turismo e Megaevento


Reprod foto 
Semana de Turismo:a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, no período de 21 a 25 de novembro, a 9ª Semana de Turismo com o objetivo de debater o tema “Turismo e Megaevento” ante o contexto atual do País de preparação para a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. Pesquisadores do INCT Observatório das Metrópoles, integrantes do projeto de pesquisa “Metropolização e Megaevento”, apresentarão no encontro os dados que já foram levantados sobre o tema.

A Semana de Turismo é um acontecimento anual destinado a alunos, professores, pesquisadores e profissionais do Turismo e áreas afins, com vistas a debater e compreender melhor o fenômeno turístico local, regional e nacionalmente.

Da programação  merecem destaque,  as conferências de avaliação crítica dos megaeventos e suas relações com o turismo no País. É o caso das participações do professor Christopher Gaffney (UFF), que apresenta a pesquisa “O mito do legado esportivo”; e da mestranda Érika Aleixo Ferreira Silva (IPPUR/UFJR), que aponta os resultados da investigação “As cidades que entretêm: a dimensão do turismo nos megaeventos esportivos” – ambos são pesquisadores do Observatório das Metrópoles.

Já o professor Alberto Oliveira (IPPUR/UFRJ) apresenta a conferência com o tema “Megaeventos: impactos econômicos, sociais e territoriais”; e a doutoranda do IPPUR, Nelma Gusmão de Oliveira, discute as “Relações de poder e interesses econômicos na produção dos megaeventos esportivos”.