quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Novas tecnologias possibilitarão conhecimentos mais baratos

Está acontecendo  hoje no Rio, encontro com especialistas em novas tecnologias que mudam formas tradicionais de transmissão do conhecimento. Trata-se do evento Educação e novos Paradigmas (EDUTec) que segue até às 18horas. Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, a iniciativa é oportuna e importante para o futuro da educação brasileira. “A próxima década vai ser marcada por uma reforma profunda das salas de aula, dos laboratórios e das bibliotecas por meio da revolução digital”, disse em vídeo exibido na abertura do evento. 


Na mesma mensagem aos participantes do EDUTec, Haddad explicou que temos que nos preparar para isso, sobretudo a partir da produção de conteúdos digitais educacionais, da convergência de mídias e de uma série de providências que precisam ser tomadas agora para que a educação tire o maior benefício das transformações tecnológicas.

Segundo a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, o EDUTec é um marco para possibilitar que as várias plataformas e ações do Ministério da Educação, como a TV Escola, se tornem mais consistentes em relação à garantia da aprendizagem. “Desejo que a gente saia daqui com conteúdos que possam nos ajudar nesse novo desenho da TV Escola e da integração das múltiplas plataformas desenvolvidas e coordenadas pela Secretaria de Educação Básica”, afirmou.


Fonte: Ascom

TV ESCOLA MAIS PERTO DO SEU PÙBLICO

A TV Escola do Ministério da Educação prepara-se para atuar, a partir de 2012, como uma plataforma interativa de distribuição de conteúdo audiovisual. Com isso, pretende aprimorar a aprendizagem e as práticas de ensino. A proposta da TV Escola, agora subordinada à Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, ganha impulso a partir das idéias e experiências sobre interatividade, convergência de mídias e produção de conteúdos digitais para as escolas públicas compartilhadas no encontro Educação e Novos Paradigmas (EduTec), realizado na terça (dia  6), no Rio de Janeiro. As discussões sobre inovações tecnológicas desenvolvidas em várias partes do mundo e suas múltiplas utilizações na educação já induzem a mudanças, como a que se propõe a TV Escola. 

No decorrer deste ano, foi desenvolvido trabalho específico de avaliação de um novo formato para ela, até se chegar à realização do encontro da EduTec. “A TV Escola, agora sob a coordenação da SEB, é uma agenda urgente para a educação”, afirma a secretária de educação básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda. “Queremos explorá-la da melhor forma possível para que seja um avançado espaço de diálogo e aprofundamento da educação, com a participação de todos.” O coordenador de mídias e conteúdos digitais do MEC, Érico da Silveira, salienta que em 2012,  a TV Escola já usará plataformas de mídias de forma articulada. “A EduTec simboliza uma refundação da TV Escola, que está sendo redesenhada para integrar ferramentas como o Banco de Objetos Educativos, o Portal do Professor e demais conteúdos digitais da educação básica”, disse.

Outro avanço anunciado por Silveira é a ampliação da parceria da TV Escola com a TV Brasil. Isso permitirá a disseminação da programação também por meio de um canal de televisão aberta, além do satélite e da internet, atualmente disponíveis. 

Fonte: AI SEB