quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O papel transformador dos Institutos nos municípios



Durante a solenidade de recondução ao cargo do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Caio Mário Bueno Silva, o ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou o papel e a importância das unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, hoje bastante demandadas por prefeitos e governadores de todo o país.

“A presença de um instituto federal transforma a realidade do município atendido com a formação dos trabalhadores e estudantes. Ocorre uma verdadeira mudança da realidade socioeconômica e das perspectivas de desenvolvimento econômico”, afirmou Haddad, durante a solenidade, na tarde desta terça-feira, 13, na sede do Ministério.

Caio Mário Bueno Silva é graduado em tecnologia em gestão da qualidade pelo próprio instituto. Entre suas atividades, contabiliza 26 anos de serviços dedicados à educação. Em maio deste ano, venceu as eleições para reitor do Instituto Federal de Minas Gerais, para a gestão 2011/2015. 

Durante a cerimônia, ele destacou a atual capilaridade da rede federal como um todo, que até o final de 2014 contabilizará cerca de mil câmpus dentre universidades e institutos federais. “Temos para o futuro um trabalho de consolidação. A rede federal de educação profissional, por exemplo, com 102 anos de existência, mostrou nos últimos anos o papel e a preocupação com o desenvolvimento social do país”, explicou.

Oferta – O ministro lembrou também as diversas formas de oferta de ensino dos institutos, sempre de acordo com os arranjos produtivos locais, como a educação profissional a distância, licenciatura em áreas estratégicas, formação profissional para jovens e adultos, entre outras. 

“Hoje atuamos verticalmente desde o Proeja [educação de jovens e adultos] até o mestrado profissional, com todas as etapas do ciclo educacional”, afirmou. “Tive a honra de assistir e ajudar a construir a maior expansão das chamadas escolas técnicas federais, agora câmpus dos institutos federais. Hoje temos mais de 400 unidades em funcionamento, com a previsão de 562 até o final de 2014”, concluiu.

Uma das metas do Governo Federal é a implantação, até 2014, de 208 novos câmpus dos institutos federais. Com isso, a rede federal, presente em todas as unidades da federação, possuirá 562 unidades, que ofertarão mais de 600 mil vagas em cursos técnicos, superiores de tecnologia e licenciaturas em áreas como química e física.  Fonte MEC 13-09-1911