quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Exposição Rio + Design 2011 na Alerj


Mais de 40 peças estarão expostas na mostra Rio + Design 2011, que pode ser visitada pelo público até o próximo dia 30, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Vinte e oito profissionais e escritórios de design, alguns deles premiados internacionalmente, integram esta edição da mostra.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústrias e Serviços, Julio Bueno, a exposição tem o sentido de provocar a sociedade do Rio de Janeiro e mostrar ao Brasil o design que o estado fabrica.

- O ciclo de crescimento no Rio se dá por várias áreas, sendo que a mais importante é a do petróleo. Temos uma luta muito grande para desenvolver a economia do software, que é a economia do design, entretenimento, artes e o audiovisual. Este tema mostra a criatividade que temos no Rio de Janeiro – explicou o secretário.

A Rio + Design é um evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Alerj e a Firjan, e integra o programa do governo estadual Rio É Design. A iniciativa tem o objetivo de fomentar e difundir a cultura do design no Rio.

Para o premiado designer Guto Índio da Costa, a criatividade carioca se mostra presente e vibrante neste momento.

- Hoje existe um movimento muito forte no mundo das indústrias criativas. Atravessamos uma revolução criativa. Depois da Revolução Industrial, passamos por este ciclo em que quem desenvolve o produto, quem detém a propriedade intelectual, tem muito mais valor do quem efetivamente fabrica. Esta mudança faz com que a indústria criativa se torne a bola da vez do século 21 - explicou.

Integram a mostra cadeiras, luminárias, mesas, entre outros objetos, feitos com materiais diferenciados e elaborados em formas que fogem ao convencional.

- A mostra é importante para fomentar a economia da indústria do design no Rio – disse a designer e expositora Júlia Gostkorewicz.

A exposição está aberta ao público de segunda a sábado, das 10h às 17h, e aos domingo e feriados, das 12h às 17h. A Alerj fica na Rua Primeiro de Março, s/nº – Praça XV - Centro. A entrada é franca. Fonte ASCOM ALERJ