quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Institutos federais são considerados projetos vitoriosos

O ministro da Educação, Fernando Haddad, empossou na terça-feira (dia10), em Brasília, o novo reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Roberto Gil Rodrigues Almeida. A solenidade contou com a presença do secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, do ex-reitor do instituto, Eurípedes Ronaldo, reitores de institutos federais, e do corpo de diretores e coordenadores da educação profissional do MEC.

Haddad disse durante a cerimônia que todas as metas pretendidas pelo Ministério para a educação profissional foram cumpridas. Segundo ele, os institutos federais de educação, ciência e tecnologia são um projeto vitorioso. “A Rede Federal de Educação Profissional vive um excepcional momento”, disse. “Entregamos até 2010 todas as 214 unidades previstas no plano de expansão, mais que triplicamos o número de matrículas, além de hoje termos um corpo docente muito qualificado.” 

O ministro lembrou ainda do Programa Nacional de Acesso ao Ensino e ao Emprego (Pronatec), e das várias políticas da educação profissional que o programa engloba. “O Pronatec coroa, de certa forma, todas as políticas de educação profissional dos últimos anos, como a expansão da rede federal, a ampliação do acordo com o Sistema S, o repasse de recursos para as redes estaduais pelo programa Brasil Profissionalizado, além da modificação na legislação do financiamento estudantil. É um leque muito grande de oportunidades”, ressaltou.

O novo reitor do instituto do Triângulo Mineiro acredita que é necessário avançar a partir do que já foi construído nos últimos anos. “Sei que tenho uma carga muito grande, hoje o instituto possui mais de 12 mil estudantes, mas será importante se conseguirmos aumentar”, enfatizou. Atualmente, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro possui seis câmpus. Neles são ofertados cursos técnicos nas áreas de informática, agropecuária, agroindústria, zootecnia, comércio e meio ambiente, além de cursos superiores de tecnologia em alimentos, sistemas para a internet e logística, licenciaturas e pós-graduações, entre outros. 

Também está prevista, pelo plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, uma nova unidade em Patos de Minas, no oeste do estado. Além do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, integram a rede federal em Minas Gerais outros quatro institutos federais (Norte de Minas, Sudeste de Minas, Minas Gerais e Sul de Minas) e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Até o final de 2014, serão ofertadas mais de 62 mil vagas de formação profissional em Minas Gerais por meio das 50 unidades previstas para o estado.


Fonte: Ascom