quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Bacharelado em Ciências do Mar

Bacharelado comprometido com o futuro
Bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia com ênfase em ciências do mar  é o novo curso criado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que será ministrado no campus da Baixada Santista, em Santos, litoral do estado. São 200 vagas para o primeiro semestre letivo deste ano.
Todas as vagas para o bacharelado interdisciplinar estão no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que recebe inscrição de candidatos a partir do próximo sábado, 7. Para concorrer, os estudantes devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011.

Segundo Nildo Batista, coordenador da secretaria de planejamento acadêmico e gestão de novos cursos na Unifesp, a formação de recursos humanos para ciências do mar é extremamente necessária e estratégica, dada a evolução do país no campo das pesquisas do petróleo e da exploração do pré-sal.
A escolha do campus da Baixada Santista para sediar o curso se deve à presença de importantes complexos industriais de siderurgia, química e petroquímica reunidos no pólo industrial de Cubatão, que é também um amplo mercado de trabalho ainda carente de mão de obra qualificada.

Com três anos de duração, o bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia com ênfase em ciências do mar compreende estudos distribuídos em quatro eixos: o ambiente marinho; a vida marinha; a sociedade e trabalho no mar; mar, ciência e tecnologia. Segundo o professor Nildo, ao concluir o bacharelado, o profissional estará preparado para o mercado de trabalho e para concurso público em empresas da área, como a Petrobrás.